Oncologia

Carta de Motivação

À Comissão Instaladora da
    Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos de Cuidados de Saúde (SPFCS)

Exmo. Sr. Presidente
Dr. Jorge Aperta

Vêm os abaixo assinados, sócios da SPFCS, propor a esta Comissão Instaladora a criação, no seio da SPFCS, de uma Secção Especializada de Oncologia (SEO-SPFCS).

Porque a Oncologia é uma disciplina vasta e dinâmica, em permanente desenvolvimento e inovação e que exige atualização constante.
Porque é uma área nuclear da atividade farmacêutica, marcada por custos extremamente  elevados, quer em medicação e restantes terapêuticas, quer em recursos humanos e materiais, onde os farmacêuticos ocupam um lugar de maior relevância.
E, sobretudo, porque há uma necessidade efetiva de harmonização de procedimentos e orientações num conjunto de itens em que ou não existem, ou necessitam de adaptação à nossa realidade, no sentido de promover maior qualidade.

Desta forma, no âmbito da SEO-SPFCS propomo-nos a:

  •  Constituir uma rede de farmacêuticos com ligação ou interesse pela área, permitindo a partilha privilegiada de experiências e facilitando o contacto entre colegas;
  •  Organizar formação inovadora, idealmente com maior ênfase na vertente clínica, e que prepare os formandos com maior profundidade e de forma distinta.
  •  Organizar reuniões de consenso para conceber protocolos e emitir guidelines em várias áreas e dinâmicas da oncologia.
  •  Promover, estimular e apoiar a produção de estudos e ensaios com vista à posterior publicação, facilitando também a cooperação entre serviços no sentido de poder aumentar amostras e populações e promover sinergias.
  •  Criar um grupo de trabalho com vista ao estudo e desenvolvimento de uma proposta à Ordem dos Farmacêuticos para a criação da Competência Avançada em Farmácia Oncológica.
  •  Cumprir com os bons princípios da profissão e Estatutos e Regulamentos da SPFCS.


Nesta fase inicial de planeamento houve lugar à nomeação do coordenador, o Dr. Jorge Bigotte Santos, que conduzirá a SEO-SPFCS. Esperamos produzir trabalho relevante a curto prazo. Neste sentido, e tendo também em consideração a utilidade que podemos ter para a estruturação da SPFCS e para a organização de eventos, solicitamos a vossa melhor atenção para esta proposta.
 

  

Resumo Curricular