Menu

Notícias

  • Farmacêuticos discutem os Ventos de Mudança que sopram na saúde

    Farmacêuticos discutem os Ventos de Mudança que sopram na saúde

    Dia 4 Março (Masterclasses) No último dia do evento Ventos de Mudança, organizado pela SPFCS, realizaram-se as já habituais formações organizadas pelas secções especializadas, denominadas de Masterclass. A Masterclass organizada pela secção especializada de Oncologia foi dedicada ao tema Tumores Malignos Cutâneos. Desde o diagnóstico ao tratamento, foram abordados ao longo do dia, vários aspetos…


  • SPFCS participa em projeto europeu aprovado e financiado com 1,7 milhões de euros

    SPFCS participa em projeto europeu aprovado e financiado com 1,7 milhões de euros

    O projeto Start Therapeutic OPtimisazion and IATRogenesis prevention on Older People foi aprovado e financiado pelo Interreg Sudoe e co-fianciando pela União Europeia com um valor total de 1,7 milhões de euros. São promotores deste projeto o Politécnico da Guarda (IPG), a Universidade de Aveiro (UA), Centro Hospitalar Universitário de Toulouse (CHU Toulouse), Centro Hospitalar…


  • Assembleia Geral da SPFCS ratifica mais 195 novos membros

    Assembleia Geral da SPFCS ratifica mais 195 novos membros

    A SPFCS aumentou o número de membros para cerca de 700 farmacêuticos. Na Assembleia Geral realizada no dia 2 de março de 2024, em Évora, durante o V Congresso Nacional Ventos de Mudança, foi aprovada a adesão de mais 195 farmacêuticos. A SPFCS continua a ser uma organização de caráter científico inclusiva, sendo os seus…


  • Plano de formação da SPFCS acolhe mais um curso

    Plano de formação da SPFCS acolhe mais um curso

    A SPFCS vai lançar um curso sobre VIH-SIDA destinado a farmacêuticos comunitários, em parceria com a Viiv, anunciou Jorge Aperta, presidente da SPFCS, no final da III Reunião de Infeciologia, que decorreu em Évora, no dia 1 de março. Esta formação vai decorrer em ambiente e-learning (a distância), através da plataforma digital da SPFCS, com…


  • ReAção 5.0. – One health: uma abordagem inovadora para a residência farmacêutica?

    ReAção 5.0. – One health: uma abordagem inovadora para a residência farmacêutica?

    De forma paralela ao Curso de Infeciologia SPFCS, realizou-se no dia 1 de março, a #ReAção 5.0, em formato híbrido. Renovando a parceria entre a SPFCS e a APFR, o objetivo desta sessão foi refletir sobre o conceito “one health” (“uma só saúde”) no processo de especialização e intervenção farmacêutica. Partindo dos dados de um…


  • III Reunião Temática SPFCS sobre Infeciologia (2024)

    III Reunião Temática SPFCS sobre Infeciologia (2024)

    Dia 1 Março – tarde A tarde da III reunião SPFCS sobre Infeciologia iniciou com o tema vírus associados a infeções congénitas. Foram explorados vários aspetos destas infeções, desde os agentes virais envolvidos até às implicações clínicas e as estratégias de prevenção e tratamento. Os agentes virais abordados foram o Citomegalovirus, o vírus da Rubéola…


  • Farmacêuticos da SPFCS defenderam posters científicos em Copenhaga

    Farmacêuticos da SPFCS defenderam posters científicos em Copenhaga

    Investigadores portugueses participaram na última conferência da ISPOR, com vários posters científicos, muitos dos quais são farmacêuticos membros da SPFCS. O caminho do farmacêutico de excelência envolve a formação, a investigação científica, a participação em conferências e eventos de caráter científico. A ISPOR 2023 decorreu em Copenhaga, entre 12 e 15 de novembro. A ISPOR,…


  • Membro da SPFCS coautor em publicação do INFARMED

    Membro da SPFCS coautor em publicação do INFARMED

    Renato Silva (na imagem), farmacêutico e membro da SPFCS, é coautor, juntamente com o Professor Luís Filipe Azevedo (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto), de um subcapítulo agora publicado no livro “30 anos de dispositivos médicos no Infarmed”, por ocasião do 31º aniversário desta instituição. Os autores assinam o subcapítulo “Os dispositivos médicos como…


  • Artigo científico premiado na EN2 publicado na HealthCare

    Artigo científico premiado na EN2 publicado na HealthCare

    O primeiro trabalho premiado na EN2 do Conhecimento da SPFCS foi agora publicado na revista científica HealthCare. “Clostridioides difficile Infection in Hospitalized Patients – A Retrospective Epidemiological Study”, da autoria de Frederico Fonseca et al., tem como principal objetivo analisar o contexto epidemiológico, descrevendo a gravidade e os resultados deste evento em pacientes admitidos em hospital,…


  • Concurso científico EN2 do Conhecimento da SPFCS abriu as submissões

    Concurso científico EN2 do Conhecimento da SPFCS abriu as submissões

    A edição de março da Estrada Nacional 2 do Conhecimento, da Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS), concurso de trabalhos científicos na área das ciências farmacêuticas, já abriu as submissões para resumos/abstracts. O prazo para que farmacêuticos de todas as áreas de especialidade possam concorrer termina a 2 de fevereiro de 2024.…


  • II Curso Intensivo sobre Hemoderivados

    II Curso Intensivo sobre Hemoderivados

    Dia 16 (manhã) Os princípios éticos aplicados aos Hemoderivados em Portugal, os aspetos conceptuais desta área, a contratação pública foram temas debatidos e que deram início ao II Curso Intensivo SPFCS sobre Hemoderivados. O conhecimento numa área em que a matéria prima é escassa e que depende essencialmente de dádivas voluntárias de sangue, é crucial.…


  • Curso de Oncologia para farmacêuticos comunitários junta SPFCS e EloFarma

    Curso de Oncologia para farmacêuticos comunitários junta SPFCS e EloFarma

    A Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS) desenvolveu um Curso de Oncologia para a rede de farmácias comunitárias EloFarma, destinado exclusivamente a preparar 40 farmacêuticos comunitários, permitindo-lhes responder mais adequadamente às necessidades dos doentes oncológicos. O Curso Onco by SPFCS for EloFarma será ministrado em regime de e-learning, com recurso à plataforma…